quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mulheres com gripe A podem e devem amamentar

-
As mulheres infectadas com o vírus da gripe A (H1N1) podem e devem amamentar os seus bebés, afirmou Sandra Castro, enfermeira especialista em Saúde Materna.
-
"Como o vírus da gripe sazonal não passa para o leite materno, pensa-se que aconteça o mesmo com o H1N1. Sendo assim, as mulheres podem iniciar ou dar continuidade à amamentação", afirmou a especialista.
-
Estas declarações surgiram no âmbito da Semana Europeia da Amamentação onde o tema gripe A foi abordado junto das grávidas do Hospital de Gaia.
-~
Já nos casos onde a mulher contraiu o vírus H1N1 os cuidados da administração do leite devem ser, sempre que possível, realizados por alguém não doente.
-
"A mãe doente com gripe A deve ser encorajada a fazer a extracção do seu leite. Durante o período de contágio, o bebé deverá receber o leite que a mãe extraiu, dado por uma pessoa não doente", frisou Sandra Castro.
-
Os bebés não amamentados estão mais vulneráveis à infecção e à hospitalização devido a doenças respiratórias graves comparativamente aos amamentados, e os recém-nascidos não amamentados têm uma capacidade menor de se defenderem de infecção pois não dispõem dos anticorpos protectores que passam no leite das mães.
-
No caso da criança contrair o vírus H1N1, o mais importante é manter ou reforçar o aleitamento, porque os bebés que estão doentes têm maior necessidade de líquidos e o que obtêm quando mamam é superior a qualquer outro, ajudando ainda a proteger o sistema imunitário do bebé.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: