domingo, 18 de outubro de 2009

Pacientes em estado vegetativo podem aprender

-
Estudo britânico acredita que os doentes com danos graves no cérebro ainda têm capacidade de aprender.
-
A equipa de investigadores da universidade britânica de Cambridge realizou testes com 22 pessoas em estado vegetativo permanente. Eles faziam soar um barulho antes de soprar nos olhos das pessoas, tendo notado que algumas delas, ao ouvir o ruído, demonstravam antecipar o sopro e mexiam os músculos próximos dos olhos.
-
O investigador Tristan Bekinschtein afirmou que havia um consenso de que os pacientes só conseguiriam ligar um fenómeno ao outro - o barulho ao sopro - caso estivessem conscientes dos factos.
-
Uma experiência semelhante em pessoas sedadas com anestesia geral não obteve as mesmas respostas, sugerindo que os pacientes em estado vegetativo podem ter algum nível de consciência que não é medido através de testes convencionais.
-
Os investigadores notaram que 80% dos pacientes que responderam ao barulho tiveram algum tipo de evolução no seu estado, sugerindo que existe alguma possibilidade de recuperarem.
-
"Eles estavam claramente a antecipar o estímulo que viria, pelo que existe algum tipo de percepção. Do ponto de vista do paciente que está supostamente inconsciente isso pode ter implicações profundas", afirmou o investigador Tristan Bekinschtein.
-
Os cientistas preparam agora um teste semelhante mais aprofundado com pacientes nos Estados Unidos e da Bélgica.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: