domingo, 25 de outubro de 2009

Especialistas recomendam tratamento do VIH da mãe para evitar a transmissão ao bebé

-
Cientistas norte-americanos recomendam o rápido tratamento das mães com Sida de forma a evitar a transmissão do vírus ao bebé.
-
O estudo, publicado na edição de Novembro do Journal of Infectious Disease, revela que os especialistas descobriram que 82% das mães avaliadas que receberam terapia antiretroviral não infectaram os seus filhos através da amamentação.
-
A pesquisa foi efectuada em África e envolveu mais de 2 mil pares de mães e bebés. Aproximadamente 6% das crianças foram infectadas pelo vírus durante o estudo, tendo a taxa de transmissão sido de 1,8% para as mães com o tratamento activo, contra os 10,6% das que eram elegíveis para tratamento mas que não recebiam a respectiva terapia antiretroviral.
-
Em relação às que não necessitaram de um tratamento altamente activo, correspondente a cerca de 70% das participantes, a equipa de investigadores destacou que as escolhas ainda não eram claras nesse sentido, tendo as análises demonstrado que a taxa de transmissão dessas mulheres correspondia a 3,7%.
-
Nesses casos, as opções incluíam profilaxia antiviral prolongada para o bebé com mais de 14 semanas de idade, ou a instituição de terapia antiretroviral altamente activa em mães que não requerem tratamento segundo as actuais directrizes.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: