sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um cigarro apenas pode aumentar a rigidez arterial em 25%

-
Segundo um estudo efectuado no Canadá, fumar apenas um cigarro aumenta em 25% a rigidez das artérias de jovens adultos. Os investigadores compararam a rigidez arterial de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que fumavam cinco a seis cigarros por dia com outros que não fumavam, tendo ficado demonstrado que os que fumavam pouco tinham uma diminuição na flexibilidade dos vasos sanguíneos, o que aumenta os riscos de doença cardíaca e derrame.
-
A equipa de investigadores avaliou a artéria radial da região da cintura dos participantes, a artéria carótida no pescoço e a femoral durante o período de descanso e após exercícios, tendo notado que, após praticar actividades físicas, a rigidez arterial era 3,6% menor nos que não fumavam, aumentando inclusivamente 2,2% nos que fumavam moderadamente.
-
Nos participantes que mastigaram pastilhas de nicotina, a flexibilidade das artérias reduziu em 12,6%, enquanto que o facto de fumar um cigarro foi associado a 24,5% maior rigidez arterial, representando maior risco cardiovascular.
-
"Em efeito, isto significa que mesmo o tabagismo leve em jovens saudáveis pode prejudicar as artérias, comprometendo a capacidade do nosso corpo de lidar com o stress físico, como subir escadas ou apanhar o autocarro", alertou a investigadora Stella Daskalopoulou.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: