quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rinite é comum e agrava os sintomas de asma

-
É comum que o mesmo indivíduo sofra de asma e rinite, mas segundo um estudo apresentado no Congresso Brasileiro de Pediatria os sintomas de ambas têm uma forte relação entre si, com a rinite a aumentar de forma significativa a gravidade da asma.
-
“O que descobrimos reforça a rinite como factor de risco para a asma, e o conceito da via aérea única”, destacaram os investigadores da Universidade Estadual do Ceará, responsáveis pelo estudo.
-
Por forma a identificar a associação entre a asma e a rinite em adolescentes, os investigadores avaliaram mais de 3 mil estudantes entre os 13 e os 14 anos de idade, tendo os resultados indicado prevalências de asma, rinite e rinoconjuntivite alérgica de, respectivamente, 22,6%, 43,2% e 18,7%.
-
Os autores do estudo acreditam que existe uma forte associação entre a asma e a rinite, tendo as análises demonstrado que ambas as condições estiveram presentes em 14,6% da população. A mesma situação mas entre a asma e a rinoconjuntivite alérgica foi relatada por 8% da população.
-
“A presença concomitante de rinite aumentou significativamente a gravidade da asma independentemente do envolvimento de atopia, embora essa condição tenha proporcionado maior magnitude da associação com gravidade”, concluíram os autores reafirmando a rinite como factor de risco para asma.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: