domingo, 25 de outubro de 2009

Problemas na gengiva podem aumentar os riscos de artrite

-
A higiene bucal é fundamental para manter a saúde dos dentes e da gengiva, mas pode ajudar também a prevenir a artrite reumatóide, doença inflamatória das articulações. Pelo menos é essa a teoria de um estudo efectuado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, que associa a doença gengival ao risco de desenvolver o problema reumatológico.
-
A equipa de investigadores avaliou mais de seis mil pessoas que realizaram exames médicos entre 1987 e 1998, tendo descoberto que, quando comparadas a pessoas sem problemas bucais, aqueles com casos moderados ou graves de doença na gengiva tinham uma probabilidade três vezes maior de desenvolver artrite.
-
"Sabíamos, há algum tempo, que há uma associação entre doença gengival e artrite reumatóide. Mas o nosso novo trabalho sugere que a doença periodontal é causal", revelou o reumatologista Jerry Molitor, autor principal do estudo.
-
Os investigadores acreditam que as pessoas que sofrem de periodontite têm níveis sanguíneos mais elevados de um anticorpo associado à artrite severa, comparadas com aquelas sem a doença bucal. Assim, eles acreditam que juntamente com outras substâncias inflamatórias libertadas na corrente sanguínea pela doença da gengiva possa ser o mecanismo responsável pelo aumento do risco de artrite.
-
"Ninguém sabe ao certo, mas há evidências que sugerem que mecanismos de destruição dos tecidos conectivos na doença gengival e na artrite reumatóide são similares", concluíram os cientistas.
-
Desta forma os especialistas recomendam que as pessoas tenham especial cuidado com a sua higiene bucal, especialmente aqueles com historial de artrite na família, como forma de prevenir o aparecimento da doença nas articulações. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: