domingo, 4 de outubro de 2009

Diabetes tipo 1 na infância vai duplicar até 2020 na Europa

-
Um estudo procurou estabelecer as tendências da incidência de diabetes tipo 1 em crianças com mais de 15 anos de idade na Europa, tendo sido registados cerca de 30 mil casos novos da doença durante esse período.
-
Os índices de aumento linear idade-específicos em cinco regiões geográficas foram estimados e utilizados em conjunto com os índices publicados de forma a prever os números de casos novos na Europa em 2005, 2010, 2015 e 2020, tendo o índice de acerto sido superior a 90% na maioria das regiões.
-
Com a excepção de dois, todos os registos mostraram aumentos significativos na incidência anual variando entre 0,6% a 9,3%.
-
Estima-se que na Europa o número de casos novos em 2005 tenha sido 15 mil, estando previsto que o número aumente para 24 mil em 2020, caso as tendências actuais permaneçam.
-
A diabetes é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo produzir insulina, ou de utilizá-la adequadamente, e pela presença de concentrações elevadas de glicose no sangue, uma vez que a insulina é a "chave" que abre a "porta" por onde a glicose entra nas células. Se houver falta de insulina, a glicose permanece no sangue em vez de fornecer energia às células.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: