quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Asma: Novos vírus são responsáveis por crises em crianças

-
Estudo australiano sugere que a maioria das crianças que sofrem ataques de asma está infectada por um novo tipo de vírus denominado por rinovírus C (HRVC).
-
A equipa de investigadores avaliou crianças com idades entre os dois e os dezasseis anos que tinham registado ataques de asma, tendo observado que mais de 90% delas tinham uma infecção respiratória no momento da crise, e a maioria das infecções (84,6%) eram provocadas pelo vírus comum das constipações (HRV).
-
"Surpreendentemente, o HRVC foi o grupo de vírus comum mais detectado (69,3%), e o número total de crianças infectadas com o novo tipo de HRVC foi elevado (58,7%)", destacaram os autores, considerando que este seria o agente infeccioso mais comum na asma aguda.
-
Examinando a severidade da asma, os especialistas constataram que aquele tipo de rinovírus estava associado às crises de asma mais graves (75%) das crianças com asma aguda severa, e estavam infectadas com o HRVC. "Isto é muito importante porque o rinovírus, predominantemente as novas linhagens HRVC do rinovírus, é responsável por doenças mais sérias do que se acreditava anteriormente, e causa significativa morbidade em crianças com asma", explicou Joelene Bizzintino, líder do estudo.
-
Os especialistas sublinham a importância destas descobertas para a compreensão da asma em crianças. "O que precisamos de fazer agora é determinar por que razão as novas linhagens de HRVC do rinovírus são tão patogénicas, e avançar nas estratégias de tratamento para evitar os ataques de asma severa com as quais elas estão associadas", concluíram.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: