sábado, 19 de setembro de 2009

Ciclo menstrual pode influenciar sintomas de asma

-
Estudo suiço afirma que algumas mulheres têm os sintomas de asma agravados antes do seu período mestrual.
-
"Um aumento significativo pré-menstrual na reactividade brônquica aponta para um mecanismo biológico independente do estado da doença", explicou a investigadora Julia Dratva, do Instituto de Medicina Preventiva Social, na Suíça.
-
Os autores do estudo acreditam que esta descoberta vem apoiar a hipótese de uma influência hormonal na função pulmonar em mulheres, podendo no futuro ser importante para as recomendações de testes de triagem e diagnóstico da asma e para o seu tratamento.
-
A equipa de investigadores estudou o efeito dos dias do ciclo mestrual na hiper-reactividade brônquica em 574 mulheres com idades compreendidas entre os 28 e os 58 anos que não tomavam hormonas exógenas, tendo posteriormente sido investigado o ciclo menstrual e a mudança associada ao estado da asma.
-
A prevalência de hiper-reatividade brônquica foi de 13%, com 6% das mulheres a serem diagnosticadas com asma, tendo as análises indicado uma "janela de risco" três dias antes e após o primeiro dia de menstruação.
-
Os autores do estudo afirmam que estes resultados podem vir ajudar a direccionar melhor o tratamento para a asma nas mulheres, dependendo do seu ciclo menstrual. No entanto, são necessários mais estudos para determinar a influência dos mecanismos biológicos na doença e qual a relação entre ambos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: