quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rinite é pouco reconhecida e tratada em crianças com asma

-
De acordo com uma pesquisa holandesa, a rinite alérgica, apesar de comum em crianças com asma, é frequentemente não reconhecida ou tratada.
-
Segundo os autores deste estudo apresentado no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia, existem poucas evidências sobre a prevalência da rinite alérgica na asma infantil, com uma estimativa de 60 a 80%.
-
A equipa de investigadores avaliou 200 crianças com idades entre os cinco e os dezanove anos que estavam a ser acompanhados para a asma numa clínica. Através de questionários, os especialistas observaram que 74% das crianças asmáticas tinham apresentado sintomas de rinite no período de um ano anterior à pesquisa, principalmente entre a Primavera e o Verão.
-
Os pais de 72 dessas crianças avaliadas não reconheceram os sintomas, pensando apenas que os seus filhos tinham "febre do feno", enquanto 94 crianças receberam tratamento para a rinite alérgica.
-
Através de uma análise mais aprofundada, os especialistas notaram que crianças com rinite alérgica tinham resultados maiores no questionário sobre a asma, indicando sintomas mais graves da doença, comparativamente às restantes, enquanto que aquelas que apresentaram queixas de rinite tinham um maior índice de inflamação.
-
"Pelo facto do controle da asma ser pior em crianças com asma associada à rinite, esforços devem ser feitos para melhorar o reconhecimento e o tratamento da rinite alérgica em crianças com asma", concluíram os investigadores.(farmacia.com.pt)
--

Sem comentários: