quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Internet pode ser benéfica como tratamento de insónias

-
A insónia é um problema de saúde que pode vir a ter consequências psicológicas, físicas e económicas significativas. A utilização da internet como tratamento é baseada numa terapia cognitiva comportamental com os componentes primários de restrição de sono, controlo de estímulos, higiene de sono, reestruturação cognitiva e prevenção de recorrência.
-
Uma equipa de investigadores norte-americanos realizou um estudo em 45 adultos que receberam uma intervenção comportamental estruturada através da internet, ou permaneceram no grupo de controle. Os participantes tinham uma média de 44 anos de idade, apresentando um historial de insónias que durava há mais de dez anos.
-
Os resultados revelaram uma melhoria significativa de 15,73 para 6,59 pontos para o grupo via internet, mas não mudou para o grupo controle (16,27 para 15,50). O grupo da internet manteve os seus ganhos após 6 meses de seguimento, tendo ainda apresentado uma redução significativa do despertar logo após dormir, e aumento na eficiência do sono comparativamente aos indivíduos do grupo controle (55% vs 8%; 16% vs 3%, respectivamente).
-
Os investigadores chegaram à conclusão que os participantes que tinham sido submetidos à intervenção através da internet registaram melhorias de forma significativa no seu sono, sugerindo que a mesma tem um potencial considerável em fornecer programas comportamentais estruturados para a insónia.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: