terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tuberculose: novo teste permite diagnóstico mais rápido

-
Um novo teste, desenvolvido por investigadores europeus, consegue diagnosticar rapidamente a tuberculose activa em doentes que registaram resultados falsos negativos nas análises efectuadas às amostras biológicas.
-
“Neste estudo mostrámos que, com o teste ELISpot, é possível diferenciar entre a tuberculose pulmonar activa e a latente”, afirmou Christoph Lange, investigador principal do grupo de estudo da Rede Europeia de Ensaios sobre a Tuberculose.
-
O trabalho contou com a participação de 347 pessoas, 71 das quais diagnosticadas com infecção activa.
-
Os cientistas afirmam que o ELISpot é capaz de detectar a tuberculose activa comparando a frequência de linfócitos T específicos da infecção no sangue com os níveis destes anticorpos nos pulmões, podendo os resultados serem obtidos no próprio dia.
-
O estudo demonstrou ainda que o ELISpot é um teste bastante rigoroso e eficaz, apresentando raramente falsos negativos ou falsos positivos.
-
Portugal registou no ano passado uma descida de 7% no número de casos de tuberculose, mas a taxa de incidência continua ainda acima da média da União Europeia, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: