sábado, 5 de setembro de 2009

Doentes aprendem a conhecer melhor o seu coração

-
Iniciativa alerta para os perigos das arritmias cardíacas.
-
O serviço de Cardiologia do Hospital São Sebastião (Santa Maria da Feira), com o apoio da Medtronic, está a promover um encontro de doentes, no próximo dia 10 de Outubro, às 15h30m, no Hotel Solverde, em Espinho.
-
Esta iniciativa está integrada nas VIII Jornadas de Cardiologia da Medicina Familiar de Aveiro Norte, e tem como objectivos sensibilizar os portugueses para os perigos das arritmias cardíacas, a principal causa de morte súbita, e ao mesmo tempo incentivar a partilha de testemunhos entre os doentes, refere o Dr. Fernando Pinto, cardiologista do Hospital São Sebastião.
-
O especialista médico adianta ainda que esta iniciativa também pretende contar com a participação dos familiares dos doentes que podem aprender, durante o encontro, os cuidados básicos de primeiros socorros em situação de paragem cardíaca, o que permite salvar a vida da pessoa.
-
A participação no Encontro de Doentes do Coração é gratuita, mas sujeita a inscrição. A organização da iniciativa disponibiliza um autocarro gratuito com partida do Hospital São Sebastião às 15 horas com destino ao Hotel Solverde, e assegura igualmente o seu regresso.
-
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo cardíaco e pode ter consequências fatais quando não tratada. Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: