sábado, 26 de setembro de 2009

Homens fumadores, hipertensos e com colesterol alto vivem menos 10 anos

-
Um novo estudo veio revelar que a presença destes três factores, fumar, hipertensão e colesterol elevado, em pessoas com meia-idade eleva o seu risco de mortalidade vascular em três vezes.
-
Comparativamente a indivíduos sem qualquer um destes factores de risco, os investigadores também observaram uma taxa duas vezes maior de mortalidade devido a causas não vasculares, e uma expectativa média de vida dez anos inferior a partir dos 50 anos naqueles com os três factores.
-
Os investigadores avaliaram dados de cerca de 19 mil homens com idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos, durante 38 anos, tendo notado que no início do estudo, 42% eram fumadores, 39% tinham pressão arterial elevada e 51% o colesterol elevado, sendo que durante o tempo do estudo cerca de 13 mil morreram.
-
Os restantes 4811 foram reexaminados em 1997, tendo cerca de dois terços dos fumadores prévios parado de fumar, e as diferenças nos níveis de pressão arterial e colesterol foram atenuados em dois terços dos participantes.
-
Apesar dos resultados, em comparação com os homens sem factores de risco no início do estudo, a presença de todos os três factores de risco foi associado a uma expectativa de vida 10 anos menor após os 50 anos de idade, constataram os investigadores.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: