segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fibromialgia pode potenciar problemas de equilíbrio, formigueiro e entorpecimento

-
Um grupo de investigadores da Universidade de Washington descobriu que as pessoas com fibromialgia são mais propensas a sofrer problemas de equilíbrio, formigueiro e debilidade nos braços e pernas e outros sintomas neurológicos.
-
A fibromialgia, uma doença que afecta entre 2 e 4 por cento da população, caracteriza-se pela existência de dor crónica, fadiga e insónia. As causas para o aparecimento da doença são desconhecidas.
-
Os resultados do estudo, publicados na edição de Setembro da “Arthritis and Rheumatism”, sugerem que a doença é real e não está apenas na cabeça do paciente, apoiando a possibilidade de que poderá ser uma causa neuroanatómica a provocá-la.
-
O autor principal do estudo, o Dr. Nathaniel Watson, analisou 166 pacientes com fibromialgia e 66 pessoas saudáveis como grupo de controlo. Todos os participantes foram examinados por um neurologista que não conhecia os diagnósticos individuais e os participantes responderam ainda a um questionário de rotina.
-~
Em 27 de 29 categorias de sintomas neurológicos testadas, comprovou-se que os pacientes com fibromialgia eram ligeiramente mais afectados por estes problemas do que os restantes participantes. Contudo, as maiores diferenças entre ambos os grupos referem-se ao aparecimento de fotofobia (sensibilidade à luz), observado em 70 por cento dos pacientes com fibromialgia e apenas em 6 por cento do grupo de controlo; problemas de equilíbrio (63% e 4%, respectivamente) e formigueiro e debilidade nas pernas e braços (50% e 4%, respectivamente).
-
Assim, no grupo de pacientes com fibromialgia foram encontrados importantes vínculos entre os sintomas neurológicos e as respostas anatómicas. Por exemplo, o entorpecimento das extremidades correspondeu aos resultados obtidos nos questionários de rotina para calcular estes indícios.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: