quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Exposição ao tabaco antes do nascimento afecta o ADN

-
Cigarros podem alterar os genes do feto durante a gestação, levando a problemas de saúde mais tarde.
-
As mulheres que fumam durante a gravidez podem estar a aumentar as probabilidades do filho vir a ter problemas de saúde, incluindo asma, doenças cardiovasculares e função pulmonar reduzida.
-
A equipa de investigadores norte-americanos descobriu que tal acontecia pois fumar durante a gestação alterava os padrões de ADN do feto, nomeadamente no código epigenético. Apesar de desempenhar um papel importante nas pesquisas relacionadas com o cancro, pouco se sabe sobre como as alterações ao nível do código epigenético ocorrem devido a exposições ambientais.
-
Os cientistas examinaram a respiração de crianças, bem como informações proveniente de questionários sobre o consumo de tabaco por parte das mães durante a gestação.
-
"O estudo apresentou algumas das primeiras evidências de que a exposição in útero, como ao fumo de tabaco, podem estar associadas a alterações no código epigenético", afirmou um dos autores do estudo.
-
"Isto pode conduzir a uma nova forma de investigação de mecanismos biológicos que podem explicar como certos efeitos na saúde estão associados ao consumo de tabaco pela mãe", concluiu o investigador, sublinhando a importância de não se fumar, sobretudo durante a gravidez.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: