segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EMEA recomenda autorização de duas vacinas contra a gripe A (H1N1)

-
O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) informou que a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) recomendou à Comissão Europeia (CE) a autorização de duas vacinas contra a gripe A (H1N1).
-
A Focetria (Novartis) e a Pandemrix (GlaxoSmithKline) são as duas vacinas recomendadas e que esperam para breve uma decisão da CE sobre a sua Autorização de Introdução no Mercado (AIM) a nível da União Europeia (UE).
-
As estratégias de vacinação serão decididas a nível nacional por cada Estado-Membro, tendo em consideração a informação disponibilizada pela EMEA para cada vacina.
-
As vacinas são uma das ferramentas mais importantes no combate a uma pandemia de gripe, contribuindo para reduzir os casos de doença e morte através da imunização contra o vírus da gripe.
-
O Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da EMEA, recomendou a autorização destas duas vacinas tendo por base informação sobre a qualidade, segurança e imunogenicidade, incluindo dados de ensaios clínicos em mais de 6 mil indivíduos.
-
De forma a garantir que as vacinas autorizadas se encontram disponíveis antes do início da época de gripe no próximo Outono e Inverno, o CHMP procedeu à sua avaliação de forma expedita.
-
Encontram-se em curso ensaios clínicos adicionais em adultos e crianças e são aguardados mais resultados a partir de Outubro/Novembro de 2009.
-
Tal como no caso dos medicamentos, podem ocorrer reacções adversas raras que apenas poderão ser detectadas a partir do momento em que as vacinas passam a ser utilizadas em larga escala.(farmacia.com.pt))
-

Sem comentários: