domingo, 13 de setembro de 2009

Partilhar a cama pode fazer mal à saúde

-
Ressonar e "lutas" pelo cobertor podem roubar horas preciosas de sono.
-
Segundo um estudo efectuado por profissionais do sono, dormir em camas separadas pode ser bom para a saúde e para o relacionamento do casal pois evita discussões que podem levar à perda de horas preciosas de sono.
-
O estudo efectuado pela Universidade de Surrey constatou que, em média, os casais sofrem 50% ou mais problemas ao dormir caso estejam a partilhar a cama. Os investigadores afirmam que foi estabelecida uma ligação entre dormir mal e depressão, doenças cardíacas, derrame, distúrbios pulmonares, acidentes de trânsito e industriais, e divórcio. Contudo, o tema não é visto como um aspecto importante da saúde.
-
O especialista britânico Neil Stanley, responsável pela criação de um dos principais laboratórios para o estudo do sono na Grã-Bretanha, afirmou que hoje em dia as pessoas deveriam fazer como na Roma Antiga, onde o leito conjugal era um lugar mais usado para relações sexuais, mas não para dormir.
-
"Depende do que satisfaz as pessoas. Se elas dormem juntas e ambas dormem muito bem, não devem mudar isso, mas elas não devem ter medo de agir de maneira diferente", afirmou Stanley.
-
"Todos nós sabemos como é ficar abraçado e depois dizer "agora eu vou dormir" e ir para o lado oposto da cama. Então, por que não levantar e ir para outro quarto?", concluiu o especialista.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: