quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Redução do trânsito pode melhorar saúde respiratória das crianças

-
A saúde pulmonar das crianças pode ser melhorada caso sejam adoptadas estratégias para reduzir o tráfego de veículos nas grandes cidades. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Coração e do Pulmão da Inglaterra, e que foi publicada na revista Thorax.
-
A equipa de investigadores avaliou a função pulmonar de cerca de 1400 crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, e após se ter recorrido à Estratégia de Transporte de Oxford, em 1999, com uma grande intervenção no trânsito de forma a reduzir os congestionamentos, havendo inclusive uma proibição de tráfego de veículos em algumas ruas. Devido a estas medidas, os investigadores notaram melhorias significativas nos testes de pico de fluxo expiratório dos participantes após a referida intervenção.
-
"Essas descobertas oferecem potencialmente directrizes valiosas para que outras cidades se decidam a planear intervenções de larga escala no tráfego", destacaram os autores do estudo.
-
As crianças com doenças respiratórias são as mais beneficiadas com esta mudança, principalmente aquelas que viviam nas zonas onde foram feitas as maiores reduções de tráfego.
-
"Crianças com asma podem ser particularmente sensíveis à poluição do ar, enquanto é possível que factores como a má nutrição deixem as crianças menos abastadas mais vulneráveis aos efeitos respiratórios do ar poluído", explicaram os investigadores.
-
Os resultados indicam que uma redução no tráfego está associada com melhor saúde respiratória das crianças, afirmaram os especialistas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: