domingo, 6 de setembro de 2009

Constrangimentos no trabalho podem prejudicar o sono

-
Segundo um estudo publicado na revista Sleep, a exposição a situações humilhantes, abusivas ou constrangedoras no trabalho que se repetem podem estar associadas a um aumento de distúrbios do sono.
-
Foram avaliados mais de sete mil trabalhadores, tendo os investigadores descoberto que 11% das mulheres e 9% dos homens tinham sofrido comportamentos hostis no ambiente de trabalho pelo menos uma vez por semana. Para além disso, 32% dos participantes admitiu ter presenciado casos desses no ano anterior.
-
Uma análise mais detalhada, considerando outros aspectos como a idade, ocupação, horas de trabalho semanais e sintomas depressivos, revelou que a exposição a constrangimentos no trabalho estava associada de forma significativa a relatos de distúrbios de sono entre os participantes.
-
Os investigadores acreditam que os homens que sofriam um assédio moral no trabalho quase todos os dias tinham uma probabilidade duas vezes superior de apresentar distúrbios do sono, algo que se verificava igualmente nas mulheres.
-
Os especialistas afirmaram que não existe uma relação de causa e efeito, sendo por isso necessário efectuar mais estudos para confirmar essa relação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: