sábado, 19 de setembro de 2009

Dieta e exercícios são essenciais na prevenção do cancro do intestino

-
O consumo elevado de alimentos industrializados e a ingestão reduzida de fibras, juntamente com uma vida sedentária, podem causar cancro do intestino, uma a doença atinge homens e mulheres de diferentes idades, principalmente entre 30 e os 60 anos.
-
Assim, os especialistas sublinham a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico como forma de prevenção para este tipo de cancro.
-
"A prática regular de exercícios pode diminuir o risco de doenças em até 50%. O mecanismo ligado a este factor está relacionado à diminuição do tempo de trânsito intestinal, o que minimiza o contacto de carcinógenos com as células do intestino", afirmou o oncologista Marcelo Oliveira.
-
Os cientistas acreditam que a actividade física poderia alterar os níveis de prostaglandinas, melhorando o sistema imunológico e modificando o metabolismo dos ácidos biliares.
-
Para além do sedentarismo, estão entre os factores de risco a idade superior a 60 anos o historial familiar da doença, síndromes genéticas, doenças inflamatórias crónicas de intestino, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e gordura animal, tabagismo e obesidade.
-
Em relação à dieta, os especialistas afirmam que a gordura animal é considerada um dos factores mais prejudiciais para o intestino. "O elevado consumo de carnes vermelhas provocar o acumular de ácidos gordos, contidos nesses alimentos, e de substâncias que se formam durante o preparo das carnes, além das altas temperaturas, como as aminas e os hidrocarbonetos aromáticos".
-
As frutas e verduras, devido ao seu elevado teor de nutrientes e substâncias antioxidantes, reduzem a capacidade de proliferação das células, ajudando a prevenir a doença.
-
Os especialistas alertam para a importância de se adoptar um estilo de vida saudável como forma de prevenção, incentivando ainda a exames de detecção precoce de forma a aumentar a probabilidade de cura da doença.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: