quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Gene funciona como interruptor da obesidade

-
Cientistas americanos descobriram um gene de rato que funciona como um interruptor de controlo da obesidade.
-
A investigação, publicada na revista científica Cell, afirmou que sem o gene, denominado por IKKE, os ratos podiam ter uma dieta rica em altas calorias que não engordavam, ficando ainda protegidos contra a diabetes do tipo 2.
-
Os investigadores já haviam realizado estudos com outros genes ligados à obesidade, mas esta foi o primeiro a anular os ganhos de peso nos animais.
-
“O facto de podermos interromper os efeitos de dietas de altas calorias anulando este gene é muito surpreendente e interessante”, afirmou Alan Saltiel, director do Instituto de Ciências da Vida da Universidade de Michigan.
.
Caso venha a ser demonstrado que o IKKE está ligado à obesidade nos seres-humanos, o gene poderá tornar-se o alvo de tratamentos que visam combater o problema, para além de outras potenciais vantagens terapêuticas, como a inflamação crónica ligada à obesidade, resistência à insulina e gordura do fígado.
-
O próximo passo será o de se centrar nas proteínas que permitem bloquear a actividade do gene e que serão grandes candidatas a futuros medicamentos.

Sem comentários: