quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Exercício pode reduzir risco de cancro da mama

-
Investigadores canadianos afirmam que a prática de exercício físico estava associada a um risco 52% menor de cancro da mama em mulheres na pós-menopausa.
-
O estudo, publicado no Journal of Cancer Epidemiology, reforçou a correlação entre o cancro da mama e o excesso de peso e hábito tabágicos.
-
Foram avaliadas 280 mulheres com cancro da mama e 280 mulheres sem cancro, sendo que todas eram descendentes de familiares que não eram portadores com mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2.
-
A pesquisa descobriu que o risco de aumento de peso era maior se o peso aumentasse mais tarde. Uma mulher que aumentasse mais de 9kg após ter ultrapassado 30 anos de idade, ou mais de 5kg após os 40 anos tinha uma probabilidade quase duas vezes superior de sofrer cancro da mama comparativamente a uma mulher com peso estável. O risco triplicava se o peso máximo fosse alcançado após os 50 anos de idade.
-
"O cancro é uma doença complexa e pode estar latente durante vários anos", afirmou Vishnee Bissonauth, investigador principal do estudo. "Assim, é importante trabalhar nos factores que podemos controlar e ter um estilo de vida saudável, o que inclui vigiar o peso, evitar fumar e praticar exercício regularmente", concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: