segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dois em cada três bebés sofrem uma infecção respiratória no primeiro ano de vida

-
Um estudo realizado pelo Hospital Virgen de las Nieves de Granada, em Espanha, revelou que dois em cada três bebés sofrem uma infecção respiratória, durante o primeiro ano de vida, percentagem que aumenta para 90 por cento antes dos dois anos, sendo a infecção mais habitual (78%) a provocada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca a bronquiolite.
-
Com a chegada do Outono e o regresso às aulas também aparecem as constipações e as infecções respiratórias, patologias que nos bebés apresentam mais complicações, uma vez que a metade dos contagiados por infecções respiratórias tem de ser hospitalizada.
-
O vírus transmite-se com grande facilidade, mas nos adolescentes ou nos adultos provoca simplesmente infecções pouco sintomáticas, enquanto que nas crianças pequenas e nos lactentes os riscos são mais elevados, podendo levar à hospitalização dos mais pequenos e inclusive à morte nos casos mais graves.
-
Dado que este ano existe um contexto especial, devido à gripe A, este Outono/Inverno poderá ser mais complicado para as infecções respiratórias. De facto, os especialistas referem que o VSR terá uma evolução normal como nos outros anos, mas teme-se que, ao coincidir com o vírus H1N1, alguns quadros clínicos se possam agravar de forma considerável.
-
Para evitar o contágio, os especialistas recomendam que os pais e as pessoas que cuidam de bebés aumentem as medidas higiénicas na hora de cuidar das crianças: lavar bem as mãos antes de tocar no bebé, evitar expô-lo ao fumo do tabaco, evitar ambientes fechados, evitar o contacto físico do bebé com outras crianças ou familiares doentes, usar lenços descartáveis e deitar imediatamente fora os usados, limpar a fundo os brinquedos e não utilizar aqueles que tenham sido tocados por outros bebés ou adultos doentes.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: