quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gravidez: Consumo de álcool é a principal causa de defeitos congénitos

-
O consumo de álcool durante a gravidez é a principal causa de defeitos congénitos e de desenvolvimento nos bebés, que podem mesmo chegar a sofrer deformações e incapacidades se nascerem com a Síndrome Alcoólica Fetal (FAS), que afecta 1 por cento dos recém-nascidos na Europa.
-
De acordo com o Dr. Francisco Pascual, membro da Sociedade Científica Espanhola de Estudos sobre o Álcool, o Alcoolismo e as outras Toxicomanias e da Federação Espanhola de Alcoólicos Reabilitados, neste tipo de patologias apenas são diagnosticados os casos evidentes, mas existem muitos casos com sintomas menos visíveis ou de menor gravidade que passam despercebidos.
-
Deste modo, podem acontecer complicações físicas, psíquicas e comportamentais, dificuldades de aprendizagem e possíveis sequelas que se manifestam posteriormente, como um tamanho do bebé abaixo do normal para a idade gestacional ou em comparação com as outras crianças da mesma idade. Os bebés podem ainda apresentar anomalias faciais, como aberturas oculares pequenas, má coordenação, conduta hiperactiva, dificuldades de aprendizagem ou problemas de desenvolvimento, como atraso na fala e na linguagem.
-
Além disso, pode-se produzir um atraso mental ou baixo quociente intelectual, problemas no dia-a-dia, capacidade de raciocínio deficiente, dificuldades em dormir e problemas de sucção na infância, além de outras alterações em diversos órgãos do bebé.
-
Por tudo isto, e dado que este tipo de transtorno é completamente evitável, os especialistas alertam as grávidas para que não consumam álcool durante a gravidez.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: