quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Berço especial evita o bolçar dos bebés

-
Médicos belgas criaram um berço capaz de evitar a regurgitação, um problema que afecta um em cada cinco bebés e que pode provocar irritação no esófago.
-
A técnica consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e inclinada num ângulo de 40 ou 50 graus. Os benefícios foram observados num estudo realizado em 25 bebés num período entre três semanas e três meses, e que não correspondiam aos tratamentos convencionais, seja com medicamentos ou alimentação.
-
Após o período de uma semana a utilizar o novo berço, os investigadores notaram que 75% dos bebés tiveram uma redução no índice de refluxo.
-
"A regurgitação acontece quando o estômago do bebé está cheio, e um pouco dos líquidos estomacais sobe ao esófago. A inclinação proporcionada pelo berço antirregurgitação é ideal para evitar que isso aconteça, sem maior desconforto para o recém-nascido", explica Yvan Vandenplas, do departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas.
-
"Tendo em conta o período de desespero entre os pais quando os seus bebés não param de chorar, o berço oferece uma solução muito mais rápida que os tratamentos convencionais: as melhoras começam a ser observadas já no primeiro dia de uso", acrescentou.
-
Apesar dos resultados promissores, o especialista adiantou que o estudo está ainda em fase inicial pelo que é necessário fazer uma avaliação num maior número de bebés.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: