quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas enfraquece resposta imunitária

-
Investigadores norte-americanos revelaram que o consumo de bebidas alcoólicas em excesso debilita a capacidade do organismo combater as infecções durante, pelo menos, 24 horas após o consumo.
-
O Dr. Stephen Pruett, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estatal do Mississippi, e o Dr. Ruping Fan, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estatal do Louisiana, utilizaram ratos para observarem o efeito do consumo elevado de álcool numa proteína que tem um importante papel na activação do sistema imunitário, a TLR4.
-
Experiências anteriores em ratos indicaram que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas inibe a produção, por parte do organismo, de citoquinas pró-inflamatórias.
-
Os resultados, publicados na “BMC Immunology”, confirmaram que a exposição aguda ao álcool impede a produção, por parte do organismo, de determinadas citoquinas pró-inflamatórias chave.
-
As moléculas de etanol suprimem a capacidade habitual da TLR4 de enviar sinais que normalmente despoletariam a produção de citoquinas inflamatórias.
-
O Dr. Pruett referiu que algumas citoquinas ainda não estavam em estado de alerta total contra as infecções 24 horas após o consumo de álcool.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: