domingo, 13 de setembro de 2009

Consumo excessivo de café aumenta o risco de arritmias cardíacas

-
Os benefícios do consumo de café, nomeadamente na prevenção de problemas cardíacos e doença de Alzheimer, já foram apresentados em diversos estudos. Porém um novo estudo revelou que o consumo em excesso de café, sem acompanhamento de uma alimentação saudável, pode aumentar os riscos de fibrilação atrial, uma das formas mais comuns de distúrbio no ritmo cardíaco e que aumenta o risco de derrames e outros problemas cardiovasculares.
-
Através de uma comparação entre a dieta dos pacientes diagnosticados com arritmia cardíaca com a alimentação de pessoas que não tinham o problema, os investigadores constataram que os pacientes com fibrilação atrial tinham uma propensão menor de seguir uma dieta mediterrânea, rica em frutas, hortaliças, peixe, grãos integrais e azeite, e consumiam a maior parte dos seus antioxidantes através do café, enquanto que o outro grupo ingeria mais frutas e verduras.
-
Os investigadores acreditam que os maiores consumidores de café tinham uma probabilidade maior de ter fibrilação atrial comparativamente aos que consumiam menos cafeína.
-
"O nosso estudo sugere que o consumo excessivo de café aumenta o risco de arritmias em pessoas sem doença cardíaca aparente", conclui a especialista Anna Vittoria Mattioli, da Universidade de Modena, em Itália.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: