quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dor pode acelerar envelhecimento em 30 anos

-
Investigadores norte-americanos revelaram que as pessoas mais jovens com dor persistente assemelham-se às pessoas que são mais velhas duas ou três décadas e que não sofrem de dor crónica.
-
O estudo, publicado na “Journal of the American Geriatric Society”, referiu que as capacidades das pessoas entre os 50 e os 59 anos que sofrem de dor eram muito mais comparáveis às pessoas entre os 80 e os 89 anos que não sofrem de dor. Além disso, aparentam ser entre 20 e 30 anos mais velhas do que as pessoas que não têm um problema de dor.
-
O Dr. Kenneth Covinsky, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e colegas examinaram dados de 18 531 participantes, com 50 anos ou mais, tendo avaliado quatro capacidades físicas: mobilidade (andar ou fazer jogging), subir escadas, tarefas realizadas com os membros superiores e actividades do dia-a-dia, como tomar banho, vestir-se, comer, com ou sem ajuda.
-
Vinte e quatro por cento dos participantes tinham dor significativa. Tendo em consideração as quatro capacidades físicas observadas, os participantes com dor tinham taxas muito mais elevadas de limitações funcionais do que os participantes sem dor.
-
Trinta e sete por cento dos participantes do estudo com idades entre os 50 e os 59 anos, que não sofriam de dor, eram capazes de fazer jogging durante cerca de 1,5 quilómetros e 91 por cento eram capazes de caminhar por diversos quarteirões sem dificuldades, em comparação com apenas 9 e 50 por cento, respectivamente, das pessoas com dor.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: