domingo, 13 de setembro de 2009

Gripe A: Uma dose de vacina deverá ser suficiente

-
Cientistas norte-americanos e australianos chegaram à conclusão que uma dose apenas da vacina contra a gripe A (H1N1) pode ser suficiente para proteger os adultos.
-
Segundo os autores do estudo, o organismo fica protegido no máximo até dez dias após a inoculação, sendo que entre 75 a 96% das pessoas vacinadas deverão ficar protegidas com apenas uma dose, a mesma eficácia da vacina contra a gripe sazonal.
-
Desta forma, as pessoas terão apenas que ser vacinadas duas vezes, uma para a gripe A e outra para a gripe sazonal, contrariando a teoria de vários cientistas que consideravam ser necessário duas doses da vacina para tornar a protecção eficaz.
-
Sendo necessária apenas uma dose, os custos para os governos e pessoas descem consideravelmente, aumentando também número de doses disponíveis, que servirão para proteger um maior número de pessoas do que o inicialmente previsto.
-
O estudo foi realizado em 240 adultos, com metade dos testados a serem maiores de 50 anos, não estando ainda concluído os resultados da aplicação da vacina em crianças.
-
A ministra da Saúde portuguesa, Ana Jorge, referiu entretanto que caso se venha confirmar que apenas será necessária uma dose para a gripe A, a vacina poderá chegar a mais pessoas, podendo-se alargar os grupos de risco.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: