sábado, 26 de setembro de 2009

Componentes do chá verde podem ser benéficos para a saúde óssea

-
Segundo um estudo efectuado pelo Instituto de Medicina Chinesa, o chá verde possui componentes químicos que podem ajudar os ossos, estimulando o seu crescimento e retardando o seu desgaste.
-
O chá verde possui componentes antioxidantes que têm sido associados a diversos benefícios, incluindo o combate à obesidade, a prevenção de problemas cardiovasculares e até a alguns tipos de cancro. Agora, com os resultados do novo estudo, é apontado um potencial benéfico para a prevenção e tratamento da osteoporose.
-
A equipa de investigadores cultivou um grupo de células formadoras de ossos em laboratório, colocando-as em exposição posteriormente aos principais componentes do chá verde. Eles descobriram que os mesmos aumentavam a actividade de uma enzima fundamental para o crescimento ósseo, bem como os níveis de "mineralização" nas células, responsáveis pelo fortalecimento ósseo.
-
Os resultados demonstraram ainda que elevadas concentrações da epigalocatequina, presente no chá, bloqueavam a actividade de um tipo de célula denominada por osteoclasto, associada à quebra e enfraquecimento do tecido ósseo.
-
Os autores afirmam que os componentes avaliados não causariam efeitos tóxicos às células ósseas, o que aumentaria a probabilidade de serem aproveitadas na prevenção de problemas nos ossos.
-
Apesar dos resultados, os investigadores sublinham que são necessários mais estudos, incluindo testes clínicos, para confirmar e avaliar a forma como o consumo da bebida teria efeito sobre a saúde óssea.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: