Segundo investigadores norte-americanos, um teste de apenas 15 minutos efectuado no tornozelo, medindo o fluxo sanguíneo, é o suficiente para detectar a doença arterial periférica.
-
O teste pode ser particularmente benéfico para detectar a doença em pessoas que já tiveram um acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente isquémico transitório.
-
Aqueles que se encontram nestes dois grupos têm um risco de sofrer um novo AVC, acidente isquémico ou ataque cardíaco que pode vir a ser fatal, alertou o investigador principal do estudo, Souvik Sen.
-
O teste efectuado ao tornozelo utiliza um dispositivo similar ao utilizado para medir a pressão arterial. Fluxo sanguíneo mais fraco é um sinal indicador de doença arterial periférica, afirmaram ainda os investigadores.
-
A doença arterial periférica caracteriza-se por uma diminuição do fluxo sanguíneo nos membros superiores e inferiores devido a obstruções existentes nas artérias. Estas obstruções devem-se ao acumular de placas de colesterol e gordura, causando um estreitamento gradual das artérias e dificultando a passagem do sangue e a chegada de oxigénio necessário aos músculos.(farmacia.com.pt)
-
Sem comentários:
Enviar um comentário