quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Insónia pode prejudicar o coração

-
Estudo efectuado no Canadá sugere que a insónia pode prejudicar o coração ao aumentar a pressão sanguíneaO impacto dos problemas de sono na saúde em geral é demonstrado em diversos trabalhos científicos, tendo esta nova pesquisa trazido mais provas de que a falta de sono pode afectar de forma significativa a saúde cardiovascular.
-
Foram realizados testes em 13 pessoas saudáveis que apresentavam sintomas de insónia crónica, e 13 pessoas que não tinham quaisquer problemas, tendo os investigadores descoberto que a pressão sanguínea em 24h, naqueles que sofriam de insónia crónica, era maior comparativamente aos que dormiam sem problemas.
-
"Por muitos anos, a insónia crónica pode ter causado efeitos negativos sobre os corações de indivíduos saudáveis", destacou a investigadora Paola Lanfranchi, líder do estudo. "Considerando que a pressão sanguínea é menor naqueles que dormem sem problemas dando descanso ao seu coração, a insónia provoca pressão elevada à noite, que pode causar riscos cardiovasculares a longo prazo e danos ao coração", concluiu a investigadora.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: