quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Diabetes afecta o humor e a vida sexual de quase metade dos pacientes

-
Estudo realizado nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha afirma que 44% dos diabéticos podem ter problemas sexuais devido à sua doença, sendo que metade deles admite também que a diabetes afecta o seu humor.
-
De acordo com os especialistas, o sexo saudável exige uma interacção entre os sistemas nervoso central, circulatório e endócrino, e os níveis elevados de açúcar no sangue podem ser prejudiciais nesse sentido.
-
O estudo incluiu dois mil participantes diabéticos do tipo 2, tendo sido investigado, através da internet, as atitudes, sentimentos, estado de saúde e programas de tratamento dos pacientes, para além das suas necessidades em lidar com a sua doença. Os resultados revelaram que a doença metabólica, frequentemente associada à obesidade, afectava de forma considerável a qualidade de vida dos pacientes.
-
Apesar da maioria dos pacientes afirmar que sente ter a sua doença controlada, quase metade deles apresentava disfunção sexual devido à diabetes, incluindo problemas ao nível da erecção e desejo sexual. Para além disso, a doença afectava o seu humor, com os homens a manterem-se mais calmos e confiantes, enquanto que as mulheres eram mais propensas a sentirem-se frustradas e cansadas.
-
As análises revelaram que a maioria dos pacientes tinha peso acima da média e estava em tratamento para a pressão e colesterol elevados. Um terço dos participantes afirmou não realizar actividades físicas e muitos estavam obesos, o que contribuía para o número elevado de pessoas com disfunção sexual e problemas de humor.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: