quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dançar pode ajudar pessoas com doença de Parkinson e Alzheimer

-
Hospitais e clínicas psiquiátricas estão a utilizar a dança, mais propriamente o tango, para o tratamento de doenças neurodegenerativas e outros problemas. Os especialistas acreditam que a prática apresenta melhorias ao nível do equilíbrio, auto-estima, coordenação motora e até mesmo na memória dos doentes com Parkinson e Alzheimer.
-
A dança já é, de resto, utilizada na Itália e Austrália como tratamento das duas doenças degenerativas, para além de fobias e traumas gerados pela separação de um casal. Investigadores norte-americanos descobriram que as aulas de tango têm apresentado bons resultados no equilíbrio dos pacientes com Parkinson, enquanto que na Grã-Bretanha a mesma dança tem apresentado benefícios ao nível da memória.
-
“O tratamento não é apenas terapia e medicamentos, é dar aos pacientes um bom momento para se divertir consigo mesmos", destacou a psicóloga Trinidad Cocha, que ensina tango no Hospital Borda, em Buenos Aires, Argentina.
-
“Eles relaxam, e todos os rótulos desaparecem. Aqui, não somos médicos, enfermeiros, músicos ou pacientes. Somos apenas dançarinos de tango”, acrescentou a especialista.
-
Apesar dos resultados promissores os investigadores ressalvam que são necessários mais estudos para confirmar os benefícios da dança e mecanismos envolvidos.(farmacia.com.pt)
-

2 comentários:

Anónimo disse...

PERFEITOOO...só informações magníficas!!! estão realmente de PARABÉNS... fazem a diferença!!!!

katia burlamaqui disse...

PERFEITOOO...só informações magníficas!!! estão realmente de PARABÉNS... fazem a diferença!!!!