terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alguns fármacos podem aumentar o risco de quedas em idosos

-
Uma nova investigação demonstrou que alguns medicamentos podem aumentar o risco de quedas em homens e mulheres com mais idade.
-
As descobertas de um estudo de quatro anos, conduzido em França, sugerem que o risco de quedas é 1,4 vezes maior entre os idosos que tomam uma benzodiazepina de longa duração, em comparação com pessoas da mesma idade que não utilizam este tipo de medicação anti-ansiedade.
-
A Dra. Annick Alperovitch, do INSERM em Paris, e colegas também descobriram um risco moderadamente acrescido de quedas entre os idosos que utilizam regularmente medicações psicotrópicas alteradoras do humor e do comportamento.
-
Os resultados, publicados na “BMC Geriatrics”, identificaram riscos similares entre os idosos que relataram a utilização regular de tranquilizantes, relaxantes musculares, antiespasmódicos e alguns anti-histamínicos que bloqueiam as respostas nervosas, denominados anticolinérgicos.
-
Os investigadores avaliaram a associação entre a utilização de medicamentos potencialmente inapropriados e o risco de quedas em 6343 homens e mulheres que tinham em média 74 anos.
-
Foram definidos como sendo medicamentos inapropriados os fármacos com probabilidade de terem um maior efeito nas pessoas idosas do que nos jovens, assim como medicações (tomadas isoladamente ou em combinação com outros fármacos) com efeitos secundários, como tonturas e sonolência, potencialmente associados a um aumento do risco de quedas.
-
No geral, cerca de 30 por cento dos pacientes do estudo relataram a utilização de fármacos com estas propriedades e, durante o período do estudo, 22 por cento tiveram quedas duas ou mais vezes.
-
Os investigadores referiram que a utilização de medicação inapropriada aumentou o risco de quedas e a utilização de benzodiazepinas foi responsável pela maior parte deste aumento.
-
Os investigadores relataram que é preferível que os pacientes idosos utilizem benzodiazepinas de duração curta ou intermédia, em relação aos medicamentos anti-ansiedade de longa duração, uma vez que estas não apresentaram um aumento da ocorrência de quedas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: