segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Natação pode ajudar contra a asma na infância

-
Um estudo efectuado pela Universidade Médica de Taipei, na Tailândia, veio confirmar o que os médicos há muito acreditavam e recomendavam aos seus pacientes: a natação pode ser bastante eficaz contra a asma em crianças e adolescentes.
-
Segundo os autores da pesquisa, para além de não provocar ataques de asma, como acontece em outros desportos, promove o desenvolvimento físico e psicológico, promovendo ainda o desenvolvimento do volume dos pulmões e técnicas de respiração.
-
A equipa de investigadores dividiu as crianças com idades entre os sete e os doze anos em dois grupos. Um participou num programa de natação durante seis semanas, para além do tratamento regular para a asma, enquanto que o segundo fez apenas tratamento convencional.
-
Apesar de todas as crianças terem apresentado melhorias, aquelas que fizeram natação tiveram melhores resultados e benefícios adicionais em termos físicos.
-
"A natação não é apenas uma excelente forma de exercício para as crianças com asma, os seus benefícios para a saúde continuaram a ser observados por pelo menos um ano após a conclusão do programa de natação”, afirmaram os autores, recomendando a natação como uma abordagem complementar ao tratamento convencional da asma.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: