sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pipocas podem ajudar a evitar cancro

-
As pipocas e outros cereais contêm quantidades elevadas de antioxidantes conhecidos como polifenóis, normalmente encontrados em frutas e vegetais, e que têm potencial para diminuir o risco de cancro e doenças cardíacas.
-
Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas e legumes, e alimentos como chocolate, vinho, café e chá, se tornaram conhecidos devido ao seu potencial para diminuir o risco de doenças. Acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e que ajudavam a combater o cancro e doenças cardíacas devido ao seu elevado teor de fibra, mas ainda não tinha sido comprovado a grande presença de polifenóis, segundo os autores deste estudo.
-
“Mais recentemente os polifenóis emergiram como potencialmente mais importantes. Os cereais matinais, macarrão, biscoitos e salgados feitos à base de grãos (como o das pipocas) constituem mais de 66% do consumo de grãos na dieta americana”, Joe Vinson, autor do estudo.
-
Os cientistas acreditam que a quantidade de antioxidantes encontrada nos cereais integrais é comparável à encontrada nas frutas e legumes. Já os polifenóis são substâncias químicas encontradas em diversas frutas, legumes e outras plantas, como frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. Por serem antioxidantes, eles removem os radicais livres do corpo, as substâncias que têm potencial para danificar as células e tecidos do organismo.
-
Os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz. As farinhas integrais também têm alto teor de antioxidantes, salgados de grãos integrais têm ligeiramente menor quantidade de antioxidantes do que cereais matinais, e dentro do grupo dos salgados as pipocas são as mais ricas em antioxidantes, segundo o autor do estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: