quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Falta de luz solar afecta a memória de pessoas depressivas

-
Estudo publicado na revista Environmental Health sugere que a falta de luz solar pode estar ligada à redução das funções mentais nas pessoas depressivas.
-
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Alabama e da agência espacial Nasa, nos Estados Unidos, tendo recorrido a dados de satélites para medir a exposição à luz do sol ao longo do território do país, relacionando as informações recolhidas com a ocorrência de problemas cognitivos, como a falta de memória, em pessoas com depressão.
-
“Observámos que entre os participantes com depressão a baixa exposição à luz estava associada com uma probabilidade mais elevada de prejuízo cognitivo”, afirmou Shia Kent, principal autora do estudo.
-
Esta associação não foi no entanto verificada entre os participantes do estudo que não tinham depressão.
-
“Essa relação continuou significativa após os ajustes feitos para as diferentes estações do ano. Essa descoberta de que o clima pode não apenas afectar o humor, mas também a cognição tem implicações importantes para o tratamento da depressão, particularmente para os distúrbios afectivos sazonais”, destacou a especialista.
-
Os autores do estudo acreditam que os mecanismos psicológicos ligados à depressão sazonal podem também estar envolvidos no efeito da luz solar na função cognitiva no contexto dos sintomas depressivos. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: