domingo, 30 de agosto de 2009

Mulheres com apneia do sono sofrem mais disfunções sexuais

-
Segundo um estudo publicado na revista científica Sleep and Breathing, a prevalência de disfunções sexuais é elevada em mulheres que sofrem de apneia obstrutiva do sono, uma condição marcada pela interrupção da respiração pela boca e/ou nariz durante alguns segundos, várias vezes durante o sono.
-
Os autores do estudo afirmam que esses problemas respiratórios podem prejudicar o desejo sexual feminino, alterando as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais.
-
"As disfunções sexuais em pacientes do sexo masculino com apneia obstrutiva do sono são bem descritas, mas não em pacientes do sexo feminino", afirmaram os autores.
-
Durante o estudo foram analisadas 21 mulheres que sofriam de apneia obstrutiva do sono, e 11 mulheres saudáveis, todas na pós-menopausa.
-
As análises demonstraram que, entre aquelas que tinham apneia, mais de 52% tiveram uma má pontuação no índice de função sexual feminina, enquanto que no grupo de mulheres sem problemas respiratórios não foram registados casos que indicassem esses problemas, sendo que eles ocorriam independentemente da obesidade, gravidade da apneia ou distúrbios de humor.
-
"No nosso estudo descobrimos que a prevalência de disfunção sexual é alta entre mulheres com apneia obstrutiva do sono. Os médicos devem rotineiramente avaliar as mulheres com apneia para disfunção sexual", concluíram os autores do estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: