quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Erva chinesa demonstra-se promissora para a artrite reumatóide

-
Num estudo, a erva chinesa Tripterygium wilfordii Hook F (TwHF) demonstrou ser mais efectiva do que o fármaco anti-inflamatório sulfasalazina em pacientes com artrite reumatóide.
-
A Dra. Raphaela Goldbach-Mansky, do Intituto Nacional de Saúde, em Bethesda, referiu à Reuters Health que o mecanismo de acção desta erva ainda não é totalmente compreendido, mas parece ser diferente dos fármacos actualmente disponíveis.
-
A investigadora acrescentou que a TwHF poderá vir a ser acrescentada no futuro às opções de tratamento actualmente disponíveis para a artrite reumatóide.
-
Os médicos frequentemente prescrevem sulfasalazina ou outros fármacos anti-inflamatórios para o tratamento inicial da artrite reumatóide. Contudo, muitos pacientes descontinuam os fármacos devido à falta de melhorias ou aos efeitos secundários.
-
Este remédio chinês à base de ervas, também conhecido como "lei gong teng", tem-se demonstrado promissor no tratamento de outras doenças auto-imunes e inflamatórias.
-
No actual estudo, publicado na “Annals of Internal Medicine”, a Dra. Goldbach-Mansky e colegas administraram aleatoriamente a 121 pacientes com artrite reumatóide TwHF, três vezes por dia, ou sulfasalazina, duas vezes por dia, durante 24 semanas.
-
Os investigadores relataram que muitos pacientes de ambos os grupos descontinuaram o tratamento. Contudo, entre aqueles que continuaram o tratamento durante as 24 semanas, as melhorias dos sintomas articulares foram maiores com a TwHF (67%) do que com a sulfasalazina (36%) e os efeitos adversos foram similares.
-
Os investigadores concluíram que as rápidas melhorias nos sintomas articulares podem fazer do extracto de TwHF uma alternativa atractiva e pouco dispendiosa aos fármacos anti-inflamatórios.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: