terça-feira, 11 de agosto de 2009

Memantina pode ajudar a tratar afasia após AVC

-
Um grupo de investigadores da Universidade de Málaga demonstrou, num estudo publicado na “Annals of Neurology”, que a memantina pode ajudar a tratar a afasia, uma disfunção da fala, que pode ser uma das consequências do acidente vascular cerebral (AVC), para a qual não há tratamento farmacológico.
-
Uma das sequelas mais temidas, em termos de danos neurológicos, é a afasia, que ocorre em um terço dos pacientes que sofre um AVC. Em alguns casos, a terapia da fala e da linguagem pode ajudar a melhorar, ainda que dependa muito da gravidade do distúrbio.
-
Os investigadores realizaram um estudo para determinar se o tratamento com memantina, um fármaco indicado para a Doença de Alzheimer, pode apresentar um efeito benéfico na afasia.
-
Os resultados demonstraram que a memantina é superior ao placebo e que melhora a afasia, especialmente se for administra em combinação com a terapia da afasia por restrição induzida.
-
Todos os pacientes tinham menos de 70 e a maioria tinha afasia leve a moderada. No total, foram incluídos 28 pacientes, divididos em dois grupos de 14 pacientes, tendo um recebido terapia da afasia por restrição induzida e placebo, e o outro reabilitação e memantina. Os dois grupos apresentaram melhoras, um efeito atribuído à terapia da afasia por restrição induzida, mas os pacientes que receberam tratamento farmacológico tiveram melhoras mais significativas.
-
Os autores optaram por administrar memantina tendo por base resultados de trabalhos anteriores, onde se sugere que o fármaco potencia a capacidade de fala e linguagem, em pacientes com demência vascular.
-
A terapia da afasia por restrição induzida (constraint-induced aphasia therapy, em inglês) consiste em estimular os pacientes em grupo para que comuniquem oralmente. Para isso, é restringida a possibilidade de se recorrer a gestos, indicar com a mão ou escrever. Isto consegue-se colocando o paciente atrás de painéis para que apenas mostre o tronco.(farmacia.com.pt)
-

2 comentários:

Anónimo disse...

o tratamento com esse remedio Alois:clridrato de memantina, leva em torno de quanto tempo?

Filomena Ferreira disse...

Como deve calcular, cada caso tem as suas particularidades, pelo que deve consultar o seu médico particular ou de família

Filomena