quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Antipsicóticos podem elevar o risco de hiperglicemia nos idosos

-
Um estudo publicado na “Archives of Internal Medicine” revelou que os pacientes idosos com diabetes que tomam antidepressivos parecem apresentar um aumento do risco de hospitalização devido a hiperglicemia, especialmente no início do tratamento.
-
A equipa de investigadores, dirigida pela Dra. Lorraine Lipscombe, da Universidade de Toronto, no Canadá, estudou 13.817 diabéticos com mais de 66 anos, que iniciaram o tratamento com antipsicóticos entre Abril de 2002 e Março de 2006.
-
Os investigadores compararam as possibilidades de desenvolver hiperglicemia (aumento da glicose no sangue acima dos valores normais) entre os que tomavam antipsicóticos e os que abandonaram o tratamento durante mais de 180 dias.
-
Do total de 13.817 pacientes, 1.515 tiveram que ser hospitalizados devido a hiperglicemia e o seu risco de hospitalização era maior do que o daqueles que cessaram o tratamento com antipsicóticos. O risco mais elevado registou-se logo no início do tratamento.
-
O papel que os neurotransmissores têm na regulação dos níveis de glicose está entre as possíveis causas deste fenómeno. A Dra. Lipscombe referiu que, pela primeira vez, demonstrou-se que os pacientes tratados com antipsicóticos podem sofrer alterações no sistema endócrino, o que favorece o aparecimento de episódios de hiperglicemia.
-
Por este motivo, os autores do estudo advertiram os pacientes e os seus familiares que, perante qualquer sinal de descompensação dos níveis de glicose, têm de ser tomadas medidas adequadas, especialmente quando se inicia o tratamento com antipsicóticos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: