segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Níveis reduzidos de vitamina D aumentam risco de problemas coronários em diabéticos

-
Investigadores norte-americanos afirmam que os diabéticos com níveis deficitários de vitamina D não consegue processar bem o colesterol, acumulando-se nas artérias.
-
O investigador principal deste estudo, o doutor Carlos Bernal-Mizrachi, afirmou que quando as pessoas têm deficiência da vitamina D nas células macrófagas, libertadas pelo organismo em resposta a inflamações, acabam por consumir mais colesterol, tendo dificuldades em livrar-se dele.
-
"A vitamina D inibe o consumo de colesterol por parte das células macrófagas" afirmou Bernal-Mizrachi em comunicado. "Estas células acabam por se misturar com o colesterol, tornando-se num dos primeiros sinais de arteriosclerose", acrescentou o investigador.
-
Os cientistas procederam ao estudo das células macrófagas provenientes de pessoas com e sem diabetes, bem como deficiência de vitamina D. Quando os níveis desta vitamina estavam baixos, as células macrófagas provenientes de pacientes diabéticos tinham uma probabilidade maior de levar a problemas de arteriosclerose.
-
Assim, eles aconselham a tomar vitamina D, especialmente pessoas com esse tipo de problemas, de forma a prevenir futuras complicações.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: