quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novos antibióticos podem inibir proteínas que provocam cancro

-
Investigadores estão mais perto de compreender como uma classe de antibióticos, recentemente aprovada, pode actuar contra o cancro.
-
Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois, em Chicago, referiram que estes fármacos, denominados antibióticos tiazóis, parecem bloquear uma proteína celular chamada FoxM1, uma das proteínas mais sobreproduzidas nas células cancerígenas.
-
Os investigadores pensam que a FoxM1 tem um papel importante na transformação de algumas células em cancerígenas e pode apresentar um alvo promissor para tratamentos anti-cancerígenos futuros.
-
A equipa de investigadores também descobriu que os tiazóis podem inibir o proteasoma, um complexo molecular presente nas células que descartam velhas proteínas marcadas para destruição. Recentemente, um número de inibidores do proteasoma tem-se demonstrado promissor contra o cancro. Um desses inibidores, o bortezomib (Velcade), tem provado ser efectivo contra alguns cancros, incluindo o mieloma e determinadas formas de linfomas.
-
A nova investigação, publicada online na “PLoS ONE”, aponta para uma possível utilização anti-cancerígena dos tiazóis no futuro. O autor do estudo, o Dr. Andrei Gartel, referiu que, ao se utilizar os antibióticos tiazóis em combinação com inibidores do proteasoma bem conhecidos, poderá ser possível observar-se uma sinergia que irá permitir reduzir claramente a dose de qualquer um destes fármacos e, mesmo assim, matar efectivamente as células cancerígenas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: