quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Investigadores identificam um possível alvo terapêutico contra a osteoartrite

-
Investigadores da Universidade de Medicina de Hannover, na Alemanha, identificaram um possível alvo terapêutico contra a osteoartrite.
-
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que conduz a uma destruição progressiva da cartilagem. Uma enzima conhecida como ADAMTS-5 é crucial para a decomposição da cartilagem em pacientes com a doença.
-
Os investigadores, liderados pelo Dr. Frank Echtermeyer, indicaram que a sindecana-4, uma proteína de membrana, encontra-se especificamente nas células da cartilagem de humanos e ratos com osteoartrite. Além disso, a perda de sindecana-4 protegeu os ratos dos danos osteoartríticos.
-
Os investigadores descobriram que a inibição da sindecana-4 diminui de forma significativa a actividade da ADAMTS-5 e consequentemente expõe um mecanismo, desconhecido até ao momento, de acção da enzima ADAMTS-5.
-
Estes dados, publicados na “Nature Medicine”, indicam que as estratégias dirigidas à inibição da sindecana-4 poderão ser de grande valor para o tratamento dos danos na cartilagem produzidos pela osteoartrite.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: