segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Medicamento para hipertensão pode ser eficaz contra a esclerose múltipla

-
Estudo efectuado em ratos de laboratório afirma que um fármaco para a hipertensão pode ser eficaz contra a esclerose múltipla, impedindo, e possivelmente revertendo, as paralisias resultantes da doença.
-
A equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Stanford, nos Estados Unidos, provocou lesões cerebrais nos animais semelhantes às responsáveis pela esclerose múltipla nos humanos. Posteriormente foram tratados alguns ratos com o fármaco Prinivil (lisinopril), um medicamento genérico indicado para o tratamento da hipertensão.
-
Os ratos que foram administrados com o medicamento produziram uma quantidade elevada de células imunológicas denominadas por linfócitos T, sendo que essas células actuam impedindo nos ratos de laboratório e nos humanos as doenças auto-imunes nas quais o sistema imunitário ataca células e tecidos saudáveis do organismo.
-
Os animais que foram tratados com o medicamento não desenvolveram sintomas da doença, enquanto que os que já estavam paralisados tiveram um desaparecimento rápido da sua paralisia.
-
Segundo Lawrence Steinman, autor do estudo, os resultados da pesquisa sugerem que o lisinopril pode ter os mesmos efeitos em pessoas com esclerose múltipla e outras doenças auto-imunes.
-
A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.
-
Estima-se que em Portugal esta doença afecte cerca de cinco mil pessoas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: