segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Substância presente no chocolate pode prejudicar a saúde do feto

-
Estudo realizado em Porto Alegre sugere que alimentos ricos em flavonóides podem prejudicar a saúde do bebé.
-
Segundo a equipa de investigadores, os alimentos ricos em flavonóides, como o chocolate, a uva ou azeite, podem prejudicar a saúde do bebé caso sejam consumidos em excesso pela gestante durante os últimos meses da gravidez.Os especialistas acreditam que os flavonóides inibem a produção de uma substância que regula a saída de sangue do coração do feto.
-
Após a avaliação de 102 fetos expostos a alimentos ricos em flavonóides, e 41 fetos cujas mães não tiveram muitos desses alimentos na dieta, os investigadores notaram alterações na dinâmica do coração daqueles expostos a essas substâncias.
-
As análises revelaram que a redução na produção de prostaglandina, causada pela ingestão dos flavonóides durante o terceiro trimestre da gravidez, diminui a passagem do sangue do coração do feto para a corrente sanguínea, podendo provocar um acumular do sangue no coração.
-
Os investigadores acreditam que os flavonóides possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são benéficas para a maioria das pessoas. No entanto, não é certo ainda qual a quantidade segura para o bebé durante a gestação, sendo por isso aconselhável que as grávidas limitem a ingestão de alimentos ricos na substância.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: