terça-feira, 11 de agosto de 2009

Epilepsia: Cientistas evitam transmissão hereditária da doença em ratos

-
Cientistas britânicos afirmam ter conseguido evitar a transmissão de um tipo hereditário de epilepsia através da manipulação genética.
-
O gene presente na manipulação, denominado por Atp1a3, actua regulando os níveis de substâncias como o sódio e o potássio nas células do cérebro, sendo que o desequilíbrio entre elas pode provocar algumas formas de epilepsia.
-
"Há muito tempo que os cientistas suspeitam que essas substâncias levam a ataques epilépticos, mas nosso estudo é o primeiro que mostra, sem sombra de dúvida, que o responsável é um defeito no gene", afirmou Steve Clapcote, líder da equipa de investigadores.
-
A equipa de especialistas descobriu que os ratos Myshkin, que apresentavam ataques epilépticos, tinham uma versão defeituosa do gene Atp1a3.De forma a neutralizar a acção do gene, os cientistas cruzaram os ratos com animais portadores de uma cópia normal do Atp1a3, tendo as crias nascido livres da doença.
-
Apesar dos resultados iniciais, os investigadores salientam que existe ainda um longo caminho a percorrer até que serem criadas terapias para os seres humanos, até porque ainda não é conhecido se o mecanismo é semelhante nos homens, apesar do gene Atp1a3 humano ter mais de 99% da sua composição igual à do rato.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: