quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aspirina ajuda a aumentar sobrevivência em pacientes com cancro colo-rectal

-
Um estudo publicado na “Journal of the American Medical Association” (JAMA) revelou que a aspirina aumenta a sobrevivência em pacientes com cancro colo-rectal, uma vez que a sua utilização regular após o diagnóstico pode ajudar a reduzir o risco de morte devido ao cancro.
-
Os investigadores do Hospital Geral de Massachusetts, do Instituto do Cancro Dana-Farber e do Hospital Brigham e de Mulheres, em Boston, também descobriram que a vantagem da aspririna, em relação à sobrevivência, foi primeiramente observada em pacientes com tumores que apresentavam expressão da enzima COX-2, uma característica de duas terças partes dos cancros colo-rectais.
-
De acordo com o responsável do estudo, o Dr. Andrew Chan, embora estudos anteriores tenham demonstrado que a aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides reduzem o risco de cancro colo-rectal, este estudo está entre os primeiros que demonstram que a aspirina também ajuda a melhorar a sobrevivência nos pacientes que foram diagnosticado com este tipo de cancro.
-
O actual estudo envolveu 1297 participantes que foram diagnosticados com cancro colo-rectal em fases 1, 2 ou 3, durante a sua participação no estudo, e sobre os quais se dispunha de dados sobre o consumo de aspirina antes do diagnóstico. Os autores examinaram amostras tumorais de 459 pacientes em relação à expressão da COX-2, uma enzima que está envolvida no desenvolvimento do tumor e que é inibida pela aspirina e outros fármacos associados.
-
Os resultados do estudo indicaram que os pacientes que tomavam de forma regular aspirina, após o diagnóstico de cancro colo-rectal, tinham um risco 30 por cento menor de morrer devido ao cancro, durante uma média de 11 anos depois do diagnóstico, em comparação com os pacientes que não tomavam aspirina.
-
O benefício foi especialmente forte entre os pacientes que começaram a utilizar aspirina após o diagnóstico. Contrariamente, os pacientes que eram consumidores de aspirina antes do diagnóstico não pareceram beneficiar tanto com a continuação do consumo após o diagnóstico do cancro.
-
Como os investigadores suspeitavam, os benefícios relativos à sobrevivência pareceram restringir-se aos pacientes com tumores positivos para a COX-2.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: